quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

 

SOCIOLOGIA

Texto sobre os MOVIMENTOS SOCIAIS

3°  B/C ANO NOITE

Os Movimentos Sociais são um grupo de pessoas que atuam conjuntamente para modificar algum aspecto da sociedade.

Estes movimentos surgem da iniciativa cidadã, quando um grupo percebe que não tem os mesmos direitos que os demais membros da sociedade.

Por isso, os movimentos sociais convocam passeatas, ocupações de espaços públicos e fechamento de ruas, para chamar a atenção do governo e da população para suas causas.

Geralmente, os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com o Estado, pois alguns desejam alterar a própria composição do mesmo.

Movimentos Sociais no Brasil

No Brasil, o direito de associação e liberdade de expressão é garantido pela Constituição de 1988. Por isso, todo cidadão pode lutar livremente pelos seus direitos quando se sente prejudicado.

Os movimentos sociais sempre estiveram presentes ao longo da história brasileira seja para demandar autonomia local, seja para pedir justiça social. Também se destacam os movimentos para reivindicar melhores condições de trabalho.

Na década de 30, quando houve a ditadura de Getúlio Vargas, muitas associações foram criadas com o intuito de conquistar espaço na sociedade. Podemos destacar a Frente Negra Brasileira ou a Associação Católica Brasileira. Com a ditadura militar, os movimentos sociais eram considerados suspeitos e vigiados de perto pela política. No entanto, a repressão fez florescer ações coletiva de vários setores marginalizados, que mesmo correndo risco de repressão, buscavam espaço na sociedade. Atualmente, existem milhares de ações coletivas que lutam para conquistar visibilidade e direitos. No Brasil, merecem destaque o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), os movimentos em defesa dos índios e os movimentos negros.

Igualmente, grupos que trabalham com grupos marginalizados como deficientes físicos ou intelectuais como a Associação de de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) ou a Associação de Assistência à Criança Deficiente são exemplos de movimentos que lutam pelos direitos deste coletivo.

Tipos de Movimentos Sociais

Segundo a filosofa Nancy Fraser, os movimentos sociais podem ser divididos:

  • Movimentos redistribuidores : focam sua ação em exigências de questões imediatas e concretas como direito ao voto, redistribuição de terras, moradias, etc. Exemplo: movimentos dos Sem-Terra.
  • Movimentos reconhecimento: pretendem mudar a cultura de uma sociedade ao combater causas mais abstratas como o fim do preconceito e da discriminação racial, sexual, etc. Exemplo: movimento LGBTQI+.
  • Movimentos bivalentes: combinam as características de ambos os movimentos. Exemplo: Movimento Indígena.

Ainda fazem parte dos movimentos sociais os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Composição de um Movimento Social

Para que haja um movimento social efetivo é preciso haver um projeto, uma ideologia e uma organização hierárquica. O projeto abarca a proposta e objetivos do movimento em questão.

Por sua parte, a ideologia embasa a luta política do movimento, pois esta será responsável por articular a união entre os grupos sociais.

Por fim, ao se instituírem, os movimentos sociais estabelecem uma disposição hierárquica. Essa hierarquização pode ser mais ou menos centralizada, numa estrutura deliberada para possuir líderes e outros integrantes.

No período em que eclodiram os atos pela realização de eleições diretas, o Brasil era governado pela ditadura militar. O golpe militar iniciado com o golpe de 1964 vetou a participação dos eleitores para a escolha do presidente e governadores dos estados.

Durante o golpe, o Congresso Nacional foi fechado e a escolha do presidente e governadores ficou sob a responsabilidade de uma junta militar.

Após a promulgação da Constituição de 1967, a escolha do presidente passou a ocorrer por meio do voto do Colégio Eleitoral.

Eram as chamadas eleições indiretas. A partir de 1979, o governo militar inicia o processo de retomada da democracia, com a Lei da Anistia.

O general João Baptista Figueiredo foi o último presidente do regime militar. Ele determinou que a abertura do País iria ocorrer de maneira lenta e gradual. Somente em 1982, foram retomadas as eleições diretas para governador. Nesse período da história, o Brasil contava com quatro partidos políticos na oposição.

Eram eles o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), PT (Partido dos Trabalhadores), PDT (Partido Democrático Trabalhista) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

ATIVIDADE

COPIE E RESPONDA BASEADO NO TEXTO ACIMA

1.DESCREVA SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS  QUE OCORRERAM NO BRASIL

2.QUE FATO HISTÓRICO OCORREU NA DÉCADA DE 30?

3.EM QUAL GOVERNO OCORREU A DITADURA?

4.DESCREVA OS MOVIMENTOS.

a) REDISTRIBUIDORES  b ) RECONHECIMENTOS 

c) BIVALENTE

5.COMO É A COMPOSIÇÃO DE UM MOVIMENTO  SOCIAL?

6.QUE FATOS MARCARAM O GOLPE DE 1964 NO  BRASIL?

7. O QUE OCORRE NO BRASIL APÓS  A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1967

a)QUAIS OS MOVIMENTOS SOCIAIS DESTACADOS NO BRASIL?

8.O QUE É ANISTIA?

9.QUAL FOI O ULTIMO PRESIDENTE DO REGIME MILITAR?

10.DESCREVA:

a)EM QUE ANO O BRASIL RETOMOU AS ELEIÇOES DIRETAS?

b) APÓS AS ELEIÇÕES DIRETAS QUAIS FORAM OS  QUATRO PARTIDOS POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO QUE SURGIRAM?


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

 

TEXTO 1° A/B/C/D/E - INTEGRAL


O que é Sociologia?



Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos.

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

O que a sociologia explica?

A sociologia busca explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano ou, pelo contrário, porque grupos sociais diversos tendem a comportar-se de maneira semelhante.

Para o estudo sociológico se considera o grupo social, as interações entre os indivíduos e os meios usados para a comunicação deste indivíduos no grupo.

Assim, o objeto de estudo do sociólogo pode ser as diferentes organizações humanas como igrejas, empresas, escolas, hospitais, times esportivos, etc. ou seja, todas as instituições sociais.

Igualmente analisa grupos culturais, a forma e o impacto da gestão governamental dentro de um determinado grupo.

Assim, a sociologia parte de um determinado conceito de sociedade para investigar sua estrutura social e as relações sociais neste meio.

Como surgiu a sociologia


A partir do século XV, a sociedade europeia vê-se em um turbilhão de mudanças significativas. Em primeiro lugar, temos o
surgimento do capitalismo em sua forma mercantilista — quando os Estados recém-formados e unificados começam a traçar acordos comerciais e estabelecer novas rotas para compra e venda de produtos. Ademais, temos uma classe social que havia surgido no fim da Idade Média e começava a fortalecer-se, sobretudo em alguns lugares da Europa, como França e Itália, devido à participação no comércio mercantilista: essa classe é a burguesia.

Os estudos relativos à sociedade vão ganhar força após o fim da Revolução Francesa e o advento da sociedade dominada pelo modo de produção industrial.

Por isso, mais que buscar a resposta na teologia ou na política, vários pensadores preferiram entender as mudanças econômicas a partir dos grupos sociais.

A sociologia como disciplina separada das demais ciências humanas surgirá com o francês Auguste Comte (1798 - 1857) que cunhou o termo.

Ele foi o autor do primeiro estudo sistemático sobre sociologia e para ele, esta ciência é a culminação do método científico.

Além disso, Karl Marx (1818 - 1883) fará uma contribuição primordial com a teoria das classes sociais.

Sociologia
Pioneiros da sociologia como ciência foram Émile Durkheim (1858 - 1917), Vilfredo Pareto (1848 - 1923), Max Weber  (1864 - 1920) e Marcel Mauss (1872 -1950).

O fortalecimento da burguesia levou ao maior investimento na navegação e na descoberta de novas rotas comerciais pelos oceanos. Todo esse processo culminou na chegada e colonização dos povos europeus (em especial portugueses, espanhóis e, mais tarde, ingleses) em terras do continente americano, que até então eram desconhecidas pelos povos da Europa, da Ásia, da Índia e da África.


O contato do homem branco com os nativos da América despertou nos europeus, detentores de uma maior tecnologia para a época em alguns aspectos, a ideia de que eram superiores culturalmente. Ao mesmo tempo, o europeu tinha curiosidade pela cultura e pelo modo de vida dos povos americanos, o que levou os primeiros exploradores das terras americanas a tentarem entender e classificar a cultura nativa.Isso resultou em um contato extremamente etnocentrista, pois o europeu via o nativo como inferior. Não obstante, esse contato também serviu como base para os primeiros sinais de um conhecimento que mais tarde fará parte do amplo conjunto de estudos, que, junto à sociologia,faz parte das ciências sociais: a antropologia

Mais tarde, a Europa viveu outras revoluções, dessa vez mais rápidas e intensas: a Revolução Francesaa Revolção Industrial. Na Inglaterra começam a surgir as primeiras indústrias, empreendidas por uma parte da burguesia que havia enriquecido muito com o comércio e com o empréstimo de dinheiro. No início do século XIX, o modo de produção industrial tomava conta de grandes centros urbanos europeus, como Londres e Paris.



ATIVIDADE

OBS.: COPIAR E RESPONDER BASEADO NO TEXTO ACIMA..


1.O QUE ESTUDA A SOCIOLOGIA?

2. QUAIS SÃO OS 5  ELEMENTOS DA SOCIOLOGIA?

3. O QUE  EXPLICA A  SOCIOLOGIA?

4.NA SOCIOLOGIA O QUE É CONSIDERADO NO ESTUDO SOCIOLOGICO?

5.QUAL O OBJETO DO SOCIOLOGO?

6.EXPLIQUE COMO SURGUI A SOCIOLOGIA?

7.QUEM É AUGUSTE COMTE?                                             

  8.QUAIS OS PIONEIROS DA SOCIOLOGIA

9. QUAIS AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM O FORTALECIMENTO DA BURGESIA NA SOCIEDADE?

10. O QUE OCORREU COM O NATIVO APÓS O CONTATO COM EUROPEU ?

11. BASEADO NO TEXTO ACIMA EXPLIQUE O QUE É ETNOCENTRISTA.

12.QUAIS AS DUAS MAIORES REVOLUÇÕES QUE A SOCIEDADE EUROPEIA VIVENCIOU?

13.QUAL O PAIS QUE SURGIU AS PRIMEIRAS INDUSTRIAS?

14.QUE FATO MARCOU OS CENTROS URBANOS DE PARIS E LONDRES? DESCREVA.


 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL -   3° B NOITE   SLIDES SOBRE EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL CLICK AQUI  AVALIAÇÃO PARCIAL  CLICK AQUI PARA  ACESSAR...