PROFESSORES :
VANDERLEY BRANDÃO
KÁTIA SILVA
PARA LER E ANALISAR
TURMAS: 1º A B C e D INTEGRAL
AULA 14 - PESQUISANDO A HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA
1. De acordo com o que você vivencia o que você entende em relação às palavras abaixo?
- AMIZADE
- LAÇOS AFETIVOS
- FAMÍLIA
- ARRANJOS FAMILIARES
- Conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc.
- Investigação ou indagação minuciosa.
3. PESQUISANDO MINHA FAMÍLIA
(Introdução a pesquisa de campo)
Vamos iniciar o nosso primeiro exercício de pesquisa que será sobre o tema FAMÍLIA.
Como abordado nas aulas anteriores, cada um de nós tem um grupo de pessoas que considera como sua família, e elas serão nosso objeto de pesquisa.
Leitura do Guia de investigação:
1 - Eu e Minha Família, respondendo às questões de planejamento do Guia e explicando a estrutura do trabalho.
GUIA DE INVESTIGAÇÃO 1 - EU E MINHA FAMÍLIA
Nome: _________________________________________
Endereço: ______________________________________
Nº:__________Bairro: ____________________________
Escola:_________________________________________
Turma:__________ Turno: _________________________
Vamos conhecer mais sobre nossas famílias? Convivemos todos os dias com as pessoas de nossa família, celebramos a vida juntos, brincamos juntos, fazemos as refeições juntos e com elas compartilhamos muitas alegrias e tristezas. Porém, às vezes não estamos atentos para entender um pouco mais sobre nossa família, sua história, sua origem, suas influências e os porquês das trajetórias de cada um e de todos.
Este Guia de Investigação 1 - tem o objetivo de ajudar o primeiro exercício de pesquisa de campo que vamos fazer. Vamos investigar nossas famílias! Que tal? Fácil, não? Abaixo há um roteiro que pode ajudar, mas você pode também acrescentar outros aspectos se achar importante.
Antes de iniciar sua investigação selecione:
A - Fontes de informação:
- Pessoas (quais / grau de parentesco/ idade/ sexo)
- Fotos
- Documentos
- Outras. Quais?
B – Técnicas a serem utilizadas:
- Entrevista
- Questionário
- Linha do tempo
- Pesquisa documental
- Outras. Quais?
- Relatório de Pesquisa
- Álbum
- Vídeo / Slides
- Outro tipo de texto
- Outras. Quais?
Que tal? Sucesso!!!
Abaixo, seguem algumas orientações de como fazer sua pesquisa.
Vamos lá?
ROTEIRO
1. Como se constitui sua família? (Quantas pessoas, sexos, idades, graus de parentesco,
etc.)
2. Descreva sua família. (Principais características/ Como são os vínculos entre as
pessoas/ Quais são os principais valores e crenças, etc.)
3. Qual a origem de sua família? (Ascendentes/ local de origem/ trabalho/ dificuldades
enfrentadas, etc.)
4. Quais são os provedores de sua família? (Grau de parentesco/ que tipo de trabalho
fazem)
5. Com que os membros de sua família trabalham? Há alguma aptidão que passa de
geração a geração? Como e porque isso acontece?
6. Como é o estudo na sua família? (Grau de escolaridade dos membros da família/
alguma pessoa de destaque/ influências direcionadas para o estudo/ dificuldades
enfrentadas, etc.)
7. Na sua família tem pessoas engajadas em associações ou movimentos sociais da
comunidade ou de igrejas? Descreva suas atividades. Quais suas motivações?
8. A religião é um aspecto importante de sua família? Como essa prática se manifesta?
9. Há pessoas que, mesmo não sendo de sua família, é como se fossem? Quem são e
porque têm esse vínculo?
10. Em sua família há um forte exemplo de resiliência/ superação? Descreva.
11. O que mais lhe orgulha na sua família?
ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO - EU E MINHA FAMÍLIA
1. Introdução
2. Desenvolvimento
- Como se constitui minha família
- Vínculos entre as pessoas
- Valores e crenças
- Origem de sua família
- Provedores
- O trabalho
- O estudo
- Engajamento e participação em movimentos sociais
- Religião
- Família ampliada
- um exemplo de resiliência
- Do que mais me orgulho
4. Referências bibliográficas
OBS1: ESTE TRABALHO SERÁ ENTREGUE POR TODOS OS
ALUNOS NA PRÓXIMA AULA QUANDO TUDO SE
NORMALIZAR
OBS2: ESTE TRABALHO SERÁ UMA DAS NOTAS “BIMESTRAIS”
OBS3: MÉTODOS DE ENTREGA DO TRABALHO
- SLIDES
- PAPEL ALMAÇO
Nenhum comentário:
Postar um comentário