segunda-feira, 6 de abril de 2020

TRABALHO NTPPS

 PARA LER E ANALISAR

 TURMAS: 1º A, B C e D

 PROFESSORES DO NÚCLEO: 
VANDERLEI BRANDÃO 
KÁTIA SILVA

AULA 16 – EU, GERAÇÃO Z

Vocês já ouviram falar sobre as gerações?

  • O que é geração X? Geração Y? 
  • Geração Z?
Assista Mídia  
 geração Z - https://www.youtube.com/watch?v=u3oASniJe8Q


 VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSAS GERAÇÕES

 Comparar gerações é muito difícil se pensarmos que antigamente as gerações eram formadas a cada 25 anos, entretanto nos dias de hoje um quarto de século é praticamente um século.
As coisas, as relações familiares, de trabalho, etc. mudam cada vez mais rápido.
O que não ocorre, no entanto, é a mudança, na mesma velocidade, da mentalidade dos colegas de trabalho.
Consoante a isso, especialistas apontam que a criação de novas classes genealógicas estão surgindo a cada 10 anos.
Estas novas classes implicam diretamente na forma de como as novas pessoas agem e consomem produtos e serviços.
Estes reflexos impactam diretamente nas empresas, mas não só em vendas, a troca de experiências no ambiente de trabalho entre as gerações, onde os mais velhos apreendem com os mais novos (ou se recusam e geram conflito no escritório), o gerenciamento de conflitos e resolução de problemas hoje é feito em períodos cada vez menores, muito pelo fato dos jovens resolverem mais rapidamente e sempre procurarem a forma mais fácil de ser feita.

1. SABENDO QUE VOCÊS É A GERAÇÃO “Z” E SÃO CONHECIDOS PELAS CARACTERÍSTICAS DE SE LANÇAR A NOVOS DESAFIOS LEIA ATENTAMENTE O TEXTO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS GERAÇÕES X, Y, Z e ALPHA EM ANEXO. 

  • FAÇA UMA BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O QUE ENTENDERAM (ACHARAM) DO TEXTO. 
2. EM RELAÇÃO AO TEXTO RESPONDA AS SEGUINTES INDAGAÇÕES:

  •  Vocês conseguem identificar a qual geração pertencem? 
  • Quantas e quais gerações convivem juntos na sua família? 
  •  Qual a principal diferença entre elas? 
  •  Vocês imaginam qual será impacto das características da sua geração no mercado de trabalho? 
OBS: na próxima aula em sala vamos levar as atividades.

TEXTO 

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS GERAÇÕES X, Y, Z e ALPHA 

Em relação à idade, a geração X é composta por adultos de 30 a 45 anos, a Y é formada por pessoas de 20 a 30 anos e a Z por crianças e adolescentes de até 18 anos.
 Em sua maioria, a Geração X nasceu após acontecimentos como a chegada do homem à lua e viu surgir o videocassete e o computador pessoal. 
A Geração Y, por sua vez, é mais inserida no mercado de consumo e representa a transição em massa para a Era Digital. 
As gerações estão ficando cada vez mais próximas: antes, as gerações se caracterizavam por um período de cerca de 40, 50 anos – “a geração dos meus avós”, “dos meus pais”, “a minha”. 
Hoje, se observarmos, esse tempo “encurtou” para cerca de 10 anos, tamanhas as diferenças que acontecem de uma década a outra.
 No entanto, à semelhança dos estudos anteriores, as gerações também guardam características das precedentes. Semelhante à Y, a Geração Z também é inquieta, menos fiel às tradições e acostumada a fazer tarefas múltiplas. 
A diferença, no entanto, é que a nova geração tem todas as características de forma mais acentuada, pois se desenvolveu englobada com os avanços tecnológicos. 
A geração Z aparece ao final dos anos 90. Ela está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e disposta a não pagar por produtos e serviços que podem ser encontrados gratuitamente na internet. A geração Z já nasce utilizando joystick, jogos virtuais, o controle remoto e o celular no berço, enquanto a Y viu isso acontecer.
 Se a Y quer as coisas de forma rápida, a Z apresenta esta característica de forma mais aguda. 
Ela não conhece o mundo sem tecnologia: fazer downloads gratuitos de músicas, filmes e livros são um hábito comum a esses consumidores, que não pagam por isso com a mesma frequência que a geração X ou Y. 
Assim é que, o conceito de gerações, antes muito utilizado pela área de recursos humanos, ganha importância também no mercado. 
Mesmo não sendo possível rotular pessoas apenas de acordo com a sua faixa etária, a definição pode facilitar o conhecimento e o desenvolvimento da estratégia das empresas. 
O que mais compram são produtos relacionados à moda e à tecnologia, especialmente celular. Além disso, apesar dos estudantes da geração Z ainda não estarem inseridos no mercado de consumo, eles influenciam os pais na hora da compra, fazem pesquisa na internet e vão à loja física.
 Essas novas gerações apresentam um pensamento mais rápido, pragmático, múltiplo, abstrato, familiarizado com o virtual – avanços claros desde o início da Era Digital. 

Então, estão preparados para a próxima geração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL -   3° B NOITE   SLIDES SOBRE EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL CLICK AQUI  AVALIAÇÃO PARCIAL  CLICK AQUI PARA  ACESSAR...